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Encontre as respostas para as suas dúvidas! A seguir as mais frequentes.

Escolha seu curso

Os cursos são reconhecidos pelo MEC?

Por serem cursos livres, as Instituições de Ensino Superior (IES) podem oferecer livremente cursos de extensão universitária sem necessitar de aprovação do Ministério da Educação (MEC).

Quantos cursos posso realizar?

Você pode se matricular em quantos programas quiser. No entanto, só poderá cursar simultaneamente dois cursos.

Se eu me matricular em um dos cursos, contarei com a ajuda de algum profissional na realização dos meus estudos?

Você contará com o apoio de profissionais altamente qualificados que farão o possível para ajudá-lo durante seu curso. A seguir, saiba quem são os seus parceiros nessa aventura pelo conhecimento:

• Tutor: é o responsável pelo acompanhamento do seu processo de aprendizagem. Ele vai orientar e tirar todas as suas dúvidas relacionadas ao conteúdo do curso.

• Monitor: é o responsável pelo acompanhamento do seu estudo no ambiente do curso. Ele está preparado para resolver dúvidas de ordem administrativa, metodológica ou relacionadas ao uso das ferramentas do ambiente de estudo.

Posso utilizar as horas dos cursos realizados no portal da Faculdade CNA a distância para validar horas extracurriculares em minha instituição de ensino?

Os cursos ofertados são cursos livres, oferecidos por uma instituição de ensino superior como atividade de extensão. Todos os certificados possuem uma assinatura digital, ou seja, um código de segurança que torna possível a verificação da autenticidade do documento. Se você deseja validar horas em alguma instituição, o ideal é que verifique junto à direção pedagógica se esta forma de certificação é aceita.

Os cursos oferecem certificado?

Sim. Após concluir todas as atividades obrigatórias e responder à pesquisa de satisfação, você estará apto a receber o certificado do curso, que será disponibilizado em formato digital, em arquivo PDF, no Portal da Faculdade CNA. O certificado traz a carga horária, a duração em dias e o conteúdo programático do curso on-line realizado. Não enviamos certificados pelos Correios.

Posso efetuar a troca do curso?

Não será permitido realizar a troca ou alteração do(s) curso(s) após a confirmação da compra.

Posso realizar novamente um mesmo curso?

Sim, é possível realizar mais de uma vez o mesmo curso. Basta matricular-se novamente.

Posso realizar o trancamento do curso?

Não há possibilidade de trancar a matrícula nos cursos de extensão. O aluno que interrompeu um curso poderá retomá-lo adquirindo-o novamente por meio de uma nova compra.

Compre seu curso

Como posso adquirir os cursos?

Você pode adquirir os cursos separadamente ou por pacotes.
Na compra por pacotes, é possível adquirir:

• Todos os cursos de um mesmo programa: neste caso, após concluir todos os cursos, será emitido o Certificado do Programa.
• Cursos avulsos de diferentes programas: neste caso, será emitido um certificado para cada curso concluído.

Quais formas de pagamento são aceitas?

As formas de pagamento aceitas são:
• Pagamento à vista no cartão de crédito.
• Pagamento parcelado em até 6x sem juros no cartão de crédito.

Como pagar meu pedido no cartão de crédito?

O pagamento via cartão de crédito pode ser feito à vista ou parcelado, em até 6x sem juros.
Aceitamos as bandeiras Visa, MasterCard, Diners, American Express e demais bandeiras aceitas pela Cielo.
Solicitações de compra que ultrapassem os limites do cartão estão sujeitos à recusa pela administradora de cartões. Neste caso, você poderá alterar a opção de pagamento para boleto bancário.

Passo a passo para realizar a compra via cartão de crédito:

1º Faça o login no site com seu CPF e SENHA.
2º Adicione o(s) curso(s) desejado(s) ao carrinho de compras.
3º Clique sobre a imagem do carrinho de compras no canto superior direito da tela e confira os dados do seu pedido, como o nome do(s) curso(s) e o valor. Após a finalização da compra não será possível alterar os dados.
4º Clique em finalizar compra, preencha os dados solicitados conforme aparecem no cartão de crédito e selecione a quantidade de parcelas desejada.
5º Em seguida, selecione a opção Confirmar compra com cartão de crédito.

Quais são os prazos para a aprovação do pagamento?

Para pagamentos realizados com boleto bancário, o prazo para confirmação será de até 5 dias úteis após a compensação do mesmo.

Para pagamentos realizados com cartão de crédito, a confirmação é automática mediante aprovação da administradora do cartão.

Você receberá por e-mail uma confirmação da sua compra assim que o pagamento do pedido for aprovado. Neste e-mail constarão informações importantes sobre o seu acesso ao(s) curso(s).

O que fazer em caso de arrependimento?

O arrependimento deverá ser manifestado em até 7 dias após a confirmação da matrícula.
O reembolso deverá ser solicitado exclusivamente pela Central de Atendimento disponível no portal, selecionando a categoria Financeiro.

Para pagamentos realizados com boleto bancário, o reembolso do valor ocorrerá em até 5 dias úteis após o envio da solicitação.
Para pagamentos realizados com cartão de crédito, o valor virá como crédito na próxima ou subsequente fatura do cartão utilizado (isso varia de acordo com a data de fechamento da fatura do seu cartão).

O reembolso não será realizado caso o certificado do curso tenha sido emitido dentro do prazo de 7 dias após a confirmação da matrícula.

Quero realizar a desistência/cancelamento:

Entende-se por desistência o abandono de curso, sem contato com a instituição. A desistência não dá direito ao ressarcimento dos valores.

Entende-se por cancelamento do curso a solicitação formal de interrupção de curso realizada após o prazo de 7 dias úteis contados a partir da confirmação da matrícula. O cancelamento não dá direito ao ressarcimento dos valores.

A solicitação de desistência ou cancelamento deve ser realizada pela Central de Atendimento disponível no portal.

Posso alterar a forma de pagamento?

Não haverá possibilidade de alterar a forma de pagamento após a aprovação da compra.

Meu pagamento não foi aprovado:

Em caso de pagamento não aprovado, a compra poderá ser finalizada com outro cartão de crédito ou no boleto bancário.

Meu pedido está em análise:

O prazo para aprovação da compra é de até 5 dias úteis após a compensação do boleto ou da aprovação da administradora do cartão.

O que faço se realizei um pagamento em duplicidade?

Você deverá solicitar o estorno do respectivo valor pela Central de Atendimento disponível no portal, selecionando a categoria Financeiro.
É necessário fornecer os dados bancários para estorno do valor no caso de pagamentos realizados com boleto bancário.
Após a análise, o estorno será realizado em até 5 dias úteis, a partir da confirmação dos dados.

Minha compra não consta no site:

O ajuste deverá ser solicitado pela Central de Atendimento disponível no portal, selecionando a categoria Financeiro.
É necessário fornecer os dados de comprovação do pagamento.

Sou funcionário do Sistema CNA ou indicado do sistema Sindical: Como obtenho o voucher de desconto?

Se você é funcionário do Sistema CNA ou é indicado do sistema Sindical, para obter seu Voucher de desconto deve:

1 - Solicitar ao seu sindicato, federação ou ao Senar, uma declaração que comprove seu vínculo ou indicação.

2 - Enviar esta declaração para o e-mail ead@faculdadecna.com.br

3 - Após a validação da sua declaração, você receberá um código o qual deverá ser inserido no site, no campo indicado, no momento da compra.

O valor da compra será automaticamente recalculado no momento em que o código for inserido.

Obtenha atendimento

Leu a FAQ e ainda tem dúvidas:

Entre em contato conosco em um dos canais de atendimento:
No Portal: utilize o menu Central de Atendimento.
Por e-mail: escreva para faleconoscoead@faculdadecna.com.br.
Pelo telefone: 0800-006-4849 das 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 - Segunda a sexta-feira (horário de Brasilia). 

Utilize o atendimento pelo telefone 0800 para:

Acesse esse canal para tratar de questões relativas à compra, matrícula, andamento das atividades acadêmicas e navegação no Portal ou no ambiente de estudos.


O atendimento por este telefone é totalmente gratuito.

Qual o prazo de resposta para as dúvidas encaminhadas à Central de Atendimento?

As dúvidas encaminhadas à Central de Atendimento serão respondidas em até 24 horas úteis e gerarão um protocolo de atendimento.
Para questões que necessitem de análise técnica, o prazo para atendimento é de até 5 dias corridos.
É importante salvar seus protocolos para melhor acompanhar as solicitações.

Recupere sua senha contatando o atendimento:

Caso não esteja conseguindo recuperar a senha através do campo “Esqueci minha senha”, entre em contato pela Central de Atendimento ou ligue para 0800-006-4849 de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no horário de Brasília.

Central de Atendimento | Faculdade CNA a Distância

Tem dúvidas ou sugestões? Vamos conversar!

SAC 0800-006-4849
(de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, horário de Brasília).

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